1. baixar
  2. Burótica
  3. LibreOffice

Descrição

Considerado como a suíte de escritório concorrente da Microsoft 365, o LibreOffice fornece aos seus utilizadores ferramentas avançadas para processamento de texto, criação de tabelas, apresentações, desenhos vectoriais, gestão de bases de dados e elaboração de fórmulas matemáticas complexas. Todos estes softwares são instalados localmente no seu computador, ao contrário da suite de escritório do Google, Google Suite, disponível apenas online através do Google Drive.

Assim, uma vez que o LibreOffice esteja instalado em seu computador, já não necessita de uma ligação à Internet para o executar. Note-se que a suíte de escritório livre suporta, entre outros, os formatos de arquivos proprietários do Microsoft 365. A interface do software é fluida e em português, facilmente acessível aos utilizadores de todos os níveis. Também é possível adicionar extensões para completar as funcionalidades básicas da suíte de escritório.

Todos os softwares são instalado a partir de um único ficheiro executável. Não podem ser instalados individualmente. As aplicações Writer, Calc, Impress e Draw incluem um gerador de QR Code.

Software da suíte de escritório LibreOffice

LibreOffice Writer, a ferramenta de processamento de texto, tem todas as características essenciais para a redacção e a paginação dos seus documentos administrativos, contratos, cartas oficiais, etc. Para o trabalho colaborativo, o Writer suporta não só a edição de comentários de textos, mas também de imagens e de gráficos.

LibreOffice Calc é a planilha da suíte de escritório que lhe permite criar rapidamente tabelas de dados dinâmicas que facilitam a implementação de funções, filtros e formulários para gerar estatísticas e gráficos relevantes.

LibreOffice Base é o gestor da base de dados. Ele integra todas as características necessárias para gerir rapidamente as suas tabelas de bases de dados e gerar consultas em poucos cliques. Note-se que os assistentes são fornecidos para ajudar os utilizadores menos experientes. Também é necessário ter Java para executar a Base.

Criar apresentações interactivas e apresentações dinâmicas de diapositivos com o LibreOffice Impress. O software simplifica a inserção de texto, títulos, imagens, animações e até mesmo vídeos, diagramas e acompanha as apresentações de slides dum arquivo de áudio. Para ligar os vários slides de forma dinâmica, os utilizadores podem aplicar transições.

O LibreOffice Draw, por outro lado, dá aos seus utilizadores liberdade de imaginação, fornecendo-lhes inúmeras funções de desenho vectorial. O software suporta a gestão de fotografias, exportação de projectos em vários formatos e permite a criação de desenhos 2D e 3D.

O LibreOffice Math é um programa menos utilizado, mas igualmente funcional para editar equações matemáticas e científicas complexas. Isto inclui fracções, exponentes, integrais, sistemas de equações e matrizes.

Em que sistemas operativos posso instalar o LibreOffice ?

Pode descarregar e instalar gratuitamente o LibreOffice em computadores com Windows 7/8/10 em arquitectura 32 e 64 bit. Os utilizadores de versões mais antigas do Windows terão de instalar uma versão mais antiga, que ainda está disponível para download a partir dos arquivos do website da editora.

O mesmo se aplica aos utilizadores de Mac OS X, cuja versão 10.10 ou superior é recomendada para o funcionamento óptimo da suíte de escritório.

A maioria das distribuições Linux são suportadas.

Como fazer uma apresentação de diapositivos o PowerPoint ?

Especificações

Play Store

7 743

Versão
24.2.2
Última actualização
28 de março de 2024
Licença
Software livre
Downloads
13 (Últimos 30 dias)
Autor
The Document Foundation
Plataformas
Windows 64 bits - 7/8/10/11, Windows 32 bits - 7/8/10/11, macOS (Intel), macOS (Apple Silicon), Linux, Windows Portable - 7/8/10/11, Android
Categoria
Burótica

Captura do ecrã

Programas similares

Na mesma categoria