Descrição

7-Zip é um programa gratuito (Open Source) que pode utilizar em Windows e Linux para gerir os seus ficheiros de arquivo. Suporta a maioria dos formatos de arquivo do mercado aberto (descompressão) e alguns para criação (compressão). O 7-Zip está disponível em muitas línguas, o que o torna uma ferramenta amplamente utilizada em todo o mundo.

O 7-Zip tem uma taxa de compressão muito boa e oferece muitas características que o tornam um concorrente sério do WinZIP e do WinRAR, os dois softwares dominantes (mas pagos) no mercado. Para utilizadores de Linux, note que o 7-Zip também está disponível na linha de comando via p7zip.

Introdução ao 7-Zip

7-Zip é um software inteiramente gratuito (é possível fazer uma doação para ajudar o seu desenvolvimento). Para utilizadores de Windows, o 7-Zip está totalmente integrado na interface do sistema operativo Microsoft. Pode encontrar todas as ferramentas do 7-Zip através do menu contextual (através do clique direito do rato) que lhe oferece para descomprimir, comprimir, etc.

O 7-Zip é também o criador do formato de arquivo 7z. Neste formato 7-Zip sobressai em taxa de compressão e permite assim criar todos os ficheiros muito leves. Lembre-se que um ficheiro de arquivo é um ficheiro que contém uma grande quantidade de dados e é comprimido para ocupar o mínimo espaço possível. Um arquivo pode conter um ou mais ficheiros ou pastas. Os formatos de arquivo mais conhecidos são ZIP, RAR e ISO.

O 7-Zip é capaz de criar arquivos no formato 7z (claro), mas também nos formatos XZ, BZIP2, GZIP, WIM, ZIP e TAR. Embora se destaque na criação de arquivos no seu formato proprietário, os arquivos criados com 7-Zip continuam a ser muito bem feitos e correctamente comprimidos.

Em descompressão, porém, o 7-Zip é capaz de abrir e extrair um grande número de formatos de arquivo : 7z, XAR, UDF, RPM, NTFS, MSI, ISO, FAT, CPIO, CAB, DMG, UEFI, RAR, ZIP, LZMA, WIM, ARJ, CHM, e muitos outros.

Características do 7-Zip

Para além das funções de compressão e descompressão, o 7-Zip oferece algumas características adicionais úteis. Antes de mais, o 7-Zip é capaz de criar os chamados arquivos auto-extraíveis (formato 7z). Estes são arquivos especiais que contêm o seu próprio programa de descompressão. Quando se envia este tipo de arquivo para um contacto, basta um duplo clique para o abrir, mesmo que não tenham software de arquivamento.

7-Zip também é capaz de encriptar os dados nos seus arquivos (7z e ZIP), de modo a que não possam ser abertos e descomprimidos por ninguém. A protecção é protegida por palavra-passe e a encriptação é AES-256. Assim, para que os seus destinatários possam abrir os seus ficheiros, tudo o que tem de fazer é dar-lhes a palavra-chave (de preferência não na mesma mensagem).

A interface do 7-Zip não é muito dinâmica, mas faz o trabalho que lhe é pedido e a maior parte dos utilizadores estão satisfeitos por utilizar a integração do menu do Windows.

Especificações

Versão
22.01
Última actualização
15 de julho de 2022
Licença
Software livre
Autor
7-zip
Plataformas
Windows 32 bits - XP/Vista/7/8/10/11, Windows 64 bits - XP/Vista/7/8/10/11, Windows Portable - XP/Vista/7/8/10/11, Linux
Categorias
Burótica, Utilitários

Captura do ecrã

Programas similares

Na mesma categoria