1. baixar
  2. Foto
  3. Paint.NET

Descrição

Paint.net é um excelente software de processamento de imagens, gratuito e com muitas funcionalidades de edição.

Certamente menos complexo do que os softwares de referência como Adobe Photoshop ou Gimp, mas mais completo do que Microsoft Paint, Paint.net é mais do que suficiente para todo o seu simples trabalho de retoque de fotos, criações gráficas e montagens fotográficas pessoais. Este software é uma alternativa interessante, gratuita e fácil de usar para todos os utilizadores, independentemente do seu nível no processamento de imagens, edição fotográfica ou criação gráfica.

Paint.net suporta o gerenciamento de camadas, que permitem gerir e modificar independentemente os diferentes elementos da sua criação gráfica, seja uma fotografia importada, um desenho, uma forma geométrica, etc.

Numerosos filtros, efeitos, ferramentas de desenho, ferramentas de selecção e de transformação, corte e gestão de cores estão disponíveis numa interface simples que está traduzida em várias línguas.

Quando se abrem várias imagens, Paint.net abre-as todas em abas, o Paint.net abre todas elas como guias, mas acima de tudo exibe uma miniatura da imagem para navegar mais rápidamente e facilmente entre os projectos em curso.

Como utilizar o Paint.net ?

A interface é acessível a todos os utilizadores. É personalizável, não só na linguagem da interface, mas também na modularidade dos painéis de ferramentas. De facto, o painel de ferramentas, o gestor de cores, o histórico de modificações e as camadas podem ser exibidos ou ocultados e movidos de acordo com as necessidades do utilizador. Outros menus e comandos estão disponíveis no topo do espaço de trabalho.

Em termos de ferramentas de selecção, Paint.net permite seleccionar rapidamente áreas do seu espaço de trabalho de forma geométrica, mas também de acordo com tonalidades de cor, com a ferramenta varinha mágica. O nível de tolerância pode ser ajustado, bem como o modo de enchimento.

Para as ferramentas de desenho, tem obviamente um pincel que pode gerenciar a largura, densidade, cor, modo de fusão, etc. Tem também uma ferramenta de preenchimento para uma área definida, uma ferramenta de gradiente, carimbos, um conta-gotas, uma ferramenta de texto, uma ferramenta para editar linhas rectas ou curvas (semelhante à ferramenta Pen do Adobe Illustrator), e muitas outras ferramentas.

Paint.net é particularmente apreciado pelos seus muitos filtros e efeitos a aplicar às suas fotografias. De facto, Paint.net também inclui ferramentas de ajuste para ajustar o brilho, saturação, contraste, matiz, e até converter a sua fotografia em sépia ou preto e branco com um único clique. Os utilizadores também serão capazes de ajustar as linhas de contorno para alcançar a rendição de cores desejadas.

Finalmente, entre os efeitos estão os estilos básicos para dar à sua fotografia o aspecto de um esboço de tinta ou pintura a óleo, mas também os efeitos de distorção, efeitos de desfocagem, pixelação, etc. É também neste menu Efeitos que encontrará os comandos necessários para reduzir o ruído, melhorar a nitidez, suavizar um retrato, remover olhos vermelhos, etc.

Que outras características tem o Paint.net ?

Entre as outras características interessantes do software de processamento de imagem, Paint.net oferece suporte para imagens em formato WEBP, utilizadas em particular para websites e que combina leveza e qualidade visual. Note-se que foi recentemente implementado um redesenho completo da interface, para tornar ainda mais fácil a sua utilização.

Pode descarregar o Paint.net para sistemas operativos Windows 7/8/8.1/10 em 32 e 64 bits. Também está disponível uma versão no Microsoft Store para Windows 10, mas é paga.

Especificações

Versão
5.0.13
Última actualização
6 de março de 2024
Licença
Licença gratuita
Downloads
121 (Últimos 30 dias)
Autor
dotPDN
Plataformas
Windows 7/8/8.1/10/11, Windows Portable - 7/8/10/11
Categoria
Foto

Captura do ecrã

Na mesma categoria