AbiWord

Software livre

AbiWord

3.0.5

3

Descrição

Abiword é um processador de texto leve e de código aberto. Utiliza poucos recursos e é, portanto, adequado para computadores de baixa potência. Em termos de funcionalidade, contém apenas o essencial, o que muitas vezes é mais do que suficiente para alguns utilizadores e evita que utilizam um software pelo qual podem ter de pagar e pelo qual não utilizam sequer um terço das funcionalidades.

O Abiword é um software desenvolvido apenas para sistemas operativos Linux. Pode ser instalado através do nosso link de download no FlatHub ou através do repositório da sua distribuição Linux. Note-se que até à versão 3.0.0, Abiword também estava disponível para Windows, este já não é o caso, mas pode descarregar o código fonte para o implementar (utilizador avançado). O Abiword está disponível em várias línguas, incluindo 30 com correctores ortográficos.

Quais são as características do Abiword ?

Antes de mais, o Abiword suporta muitos formatos de ficheiro de texto : RTF (Rich Text Format), Word Perfect, ODT (OpenOffice e LibreOffice), DOC (Word), HTML (Web Document), TXT (texto simples), e muitos outros formatos. O software não só é capaz de ler estes formatos, mas também de guardar os seus novos documentos no formato da sua escolha. Note que o formato padrão utilizado pela Abiword para guardar os seus documentos é ABW.

A interface do Abiword é muito fácil de aprender e utilizar. Na parte superior do ecrã estão as barras de ferramentas e o menu principal. No centro do ecrã está a sua página actual com as regras no canto superior esquerdo. Barras de ferramentas adicionais aparecem dependendo do que se está a fazer (tabelas, desenho, etc.).

No que diz respeito à configuração básica da página, pode formatar o seu texto (negrito, itálico, sublinhado), mas também alinhá-lo (centro, esquerda, direita), alterar a cor e o tipo de letra, bem como o tamanho dos caracteres. Abiword também suporta estilos : normal, título, etc. Pode, como em outro software deste tipo, alterar o estilo em uso de acordo com as suas necessidades.

Abiword permite-lhe adicionar tabelas (com uma ferramenta completa de gestão de tabelas : adicionar colunas, linhas, fusão células, etc.) mas também imagens e formas. Se desejar, é também possível criar colunas (duas ou três). É possível alterar a cor de fundo de um texto, acrescentar balas e números, etc. Claro, a Abiword é também capaz de gerir cabeçalhos e rodapés.

Porquê usar o Abiword ?

Abiword é adequado para utilizadores que apenas precisam de um simples processador de texto sem ter que descarregar uma suite completa de escritório que não utilizarão. Abiword é leve e funciona em todos os tipos de computadores, mesmo nos menos avançados tecnologicamente.

Para utilizadores avançados, que sabem como implantar o código fonte para instalar software, o código fonte Abiword está disponível através do site do projecto e pode ser implantado em computadores Windows, embora a equipa já não forneça o executável para o fazer automaticamente.

Especificações

Versão
3.0.5
Última actualização
3 de julho de 2021
Licença
Software livre
Downloads
3 (Últimos 30 dias)
Autor
AbiSource
Plataformas
Linux
Categoria
Burótica

Captura do ecrã

Programas similares

Na mesma categoria