Descrição

O Emacs é um software de código aberto completamente gratuito desenvolvido pela comunidade GNU. Totalmente programável (na linguagem Lisp), a sua principal utilização é sua função de edição de texto, mas também pode fazer muitas outras coisas : planejar projectos, recuperar os seus e-mails, ler os seus feeds RSS, depurar uma interface, tornar-se um calendário, permitir-lhe conversar em IRC, etc.

Pode descarregar o Emacs para o seu computador Windows, o seu Mac com macOS, ou o seu PC com Linux. Note-se que a grande comunidade que se construiu em torno do GNU está também a ajudar a criar extensões para o Emacs.

Quais são as características de edição de texto do Emacs ?

Emacs é principalmente um editor de texto. Pode utilizá-lo para digitar texto simples, mas não contém ferramentas de layout. Não, o Emacs é uma ferramenta de desenvolvimento de TI. Ele oferece uma ferramenta de realce de sintaxe.

O Emacs tem uma interface gráfica, como um software para Windows ou Mac, mas também pode ser lançado e operado a partir de uma janela terminal, ou seja, em linhas de comando. A interface de trabalho é configurável. É composta por várias áreas básicas. Na parte superior encontra-se a barra do menu principal, abaixo da qual está uma barra de ferramentas (onde se pode escolher as ferramentas que aparecem). Na parte inferior do ecrã está a área de mensagem ou área eco, que pode utilizar para dar informações ao Emacs.

No centro está a janela de trabalho. Esta é a área onde pode escrever o seu texto e os gráficos em que está a trabalhar. Há uma barra de posicionamento ao lado desta área para percorrer o texto ou qualquer outra informação na área. No fundo desta campo encontra-se uma barra de informação : número de linhas, modo de edição utilizado, estado de backup, etc.

Note-se que é possível dividir a janela de trabalho em várias partes independentes, para que se possa trabalhar em vários textos ao mesmo tempo, por exemplo. As divisões podem ser horizontais ou verticais.

Para tornar o trabalho mais rápido e mais suave, o Emacs oferece todos os seus comandos como atalhos de teclado. De facto, quando está a digitar texto ou código com o teclado, utilizar uma das ferramentas do Emacs é mais fácil ficando no teclado em vez de agarrar o rato para mover o cursor e clicar numa ferramenta.

Que outras utilizações existem para o Emacs ?

Os desenvolvedores utilizam certamente as opções e ferramentas de depuração incluídas no Emacs. A primeira ferramenta é o depurador GNU (ou GDB), mas também estão disponíveis outras como DBX, SDB, XDB, REPL, Perl, Python PDB e Java JDB. Claro que o Emacs também é capaz de depurar a linguagem Lisp, na qual ele próprio é codificado.

O Emacs também oferece uma ferramenta de calendário com a capacidade de criar eventos e visualizar eventos passados e futuros. Também pode utilizá-lo como um rastreador de tempo para saber quanto tempo você passa em um determinado projecto.

Para utilizadores com uma conta IRC, saiba que Emacs oferece ERC, um cliente IRC livre que contém todas as funcionalidades que se pode esperar deste tipo de software. Emacs também oferece um cliente de e-mail e um leitor de notícias.

Especificações

Versão
29.3
Última actualização
24 de março de 2024
Licença
Software livre
Downloads
1 (Últimos 30 dias)
Autor
GNU project
Plataformas
Windows, macOS, Linux
Categoria
Burótica

Captura do ecrã

Na mesma categoria