1. baixar
  2. Burótica
  3. Google Drive

Descrição

No mundo dos espaços de armazenamento online, a Google permite aos utilizadores com conta armazenar até 15 GB de ficheiros informáticos de todo o tipo, gratuitamente. Este espaço de trabalho completo está ligado a todas as ferramentas oferecidas pelo gigante da informática, bem como a uma suite de escritório online muito completa, concorrente directo do Microsoft 365 (e do seu Microsoft OneDrive).

Como utilizar o espaço de armazenamento do Google Drive ?

Para utilizar o Google Drive, pode ir directamente ao sítio Web a partir de qualquer computador, navegador e sistema operativo (Windows, Mac, Linux). Existe também uma aplicação móvel dedicada que pode instalar no seu smartphone ou tablet no Android (dependendo do seu dispositivo, pode ser instalada por padrão) ou iOS.

Para transferir ficheiros e pastas do serviço online, basta arrastá-los e soltá-los na interface. Em alternativa, pode clicar no botão Novo no canto superior esquerdo, sob o logótipo do Google Drive e escolher importar um ficheiro, ou importar uma pasta. No seu dispositivo móvel, terá de abrir o ficheiro que deseja transferir e no menu escolher "Enviar para" ou "Partilhar" (dependendo da aplicação ou sistema que estiver a utilizar) e depois seleccionar Google Drive.

No Google Drive, pode criar pastas e subpastas para guardar todos os seus ficheiros. Isto torna-os mais fáceis de encontrar mais tarde. Note que é possível partilhar um ficheiro ou uma pasta inteira com pessoas da sua escolha. Pode especificar se o acesso é total (incluindo modificações) ou apenas de leitura. Se uma pasta tiver acesso total, todos os ficheiros e subpastas nela contidos terão o mesmo tipo de acesso e todas as pessoas com quem os tenha partilhado poderão editá-los e modificá-los (incluindo a eliminação).

O que é que a suite de escritório Google Drive oferece ?

Como todas as suites de escritório, seja online ou desktop, Google Drive oferece várias ferramentas essenciais. Todas as ferramentas da suite oferecem um verificador ortográfico e gramatical e trabalho colaborativo (com comentários, histórico de alterações, etc.). Note-se que a suite de escritório é acessível a partir da versão online do Google Drive, mas cada programa (Documentos, Folhas de cálculo e Slides) tem a sua própria aplicação móvel para Android ou iOS (iPhone, iPad).

Antes de mais, tem acesso ao Google Docs, que é o software de processamento de texto. É muito completo e permite-lhe criar todos os seus documentos, desde cartas simples a ficheiros complexos com um índice, etc. É possível inserir imagens, desenhos, gráficos e tabelas. Pode criar cabeçalhos e rodapés e adicionar numeração. Todas as formatações de texto e layouts de página estão disponíveis.

Tem então acesso ao Google Sheets. Este é o software da folha de cálculo. É possível criar tabelas e listas, adicionar formatação e utilizar fórmulas. O Google Sheets oferece até a possibilidade de ligar a sua tabela a um formulário online, que pode criar com o Google Forms, claro.

Também pode criar apresentações com o Google Slides. O software oferece modelos para dar unidade aos seus slides. Pode inserir vídeos desde que estejam alojados na Internet, mas também fotografias e outros objectos.

O uso do Google Drive é gratuito ?

Os utilizadores com uma conta Google, quer através de um endereço de e-mail Gmail, quer através do seu smartphone Android, têm acesso a todas as ferramentas desenvolvidas pela Google. Têm acesso ao Gmail para os seus e-mails e ao Google Photos para armazenar as suas fotografias. Estes dois espaços permitem o armazenamento de ficheiros (anexos e fotografias). O espaço de armazenamento do Google Drive é de facto um espaço de armazenamento comum, pelo que os 15 GB são utilizados tanto pelo Google Drive, Google Photos como pelo Gmail.

Por isso, tem 15 GB de armazenamento gratuito. Mas se isso não for suficiente, pode experimentar a subscrição do Google One. Esta é uma subscrição que lhe permite aumentar consideravelmente o seu espaço de armazenamento, e até partilhá-lo com a sua família através do Google Family Link.

Especificações

Play Store

10 105 573

App Store

475 029

Última actualização
18 de março de 2024
Licença
Licença gratuita
Downloads
15 (Últimos 30 dias)
Autor
Google
Plataformas
Android, iOS iPhone / iPad, Web app, Windows, macOS
Categorias
Burótica, Produtividade

Captura do ecrã

Na mesma categoria