Fedora

Software livre

Fedora

39

3

Descrição

Fedora é uma alternativa ao Windows que é completamente gratuita e oferece um ambiente equivalente onde o utilizador pode fazer os seus negócios de uma forma simples e sem o fardo de um sistema demasiado tentacular.

Open Source, Fedora tem sido desenvolvido pela sua comunidade de utilizadores ao longo do tempo. Fácil de usar e muito estável, é amplamente suficiente para o uso do seu computador no escritório.

O que é Fedora ?

Fedora é uma distribuição Linux, o famoso sistema operativo livre. Fedora existe desde 1993 e tem evoluído com os seus utilizadores e as suas contribuições ao longo do tempo. Fedora é totalmente gratuito. Esta distribuição serviu também como base para o desenvolvimento de outras distribuições populares de Linux como SteamOS, PureOS, Ubuntu ou Knoppix.

Fedora é um produto de software do movimento Open Source, que se baseia no princípio de que todos os utilizadores devem ser capazes de contribuir para melhorar o software e outros programas informáticos que utilizam. Isto é particularmente interessante quando se trata de um sistema operativo.

Fedora é portanto uma alternativa livre e de código aberto ao sistema desenvolvido pela Microsoft, o famoso Windows (e todas as suas variantes lançadas ao longo do tempo). Tal como o Windows, o Fedora funciona em PCs (computadores pessoais), mas graças a software especializado é também possível lançar uma versão do Fedora num Mac (o computador desenvolvido pela Apple e no sistema macOS).

Porquê usar Fedora ?

A Fedora oferece distribuições para particulares. Uma vez instalada a sua distribuição, basta escolher o seu ambiente de trabalho. O ambiente de trabalho é a sua interface gráfica, a forma como o ambiente de trabalho é exibido, as janelas, o que contém o menu, etc. Por defeito o Fedora usa GNOME (GNU Network Object Model Environment), mas pode mudar para Plasma, KDE, Cinnamon, LXDe, etc., de acordo com as suas preferências pessoais. Naturalmente, cada ambiente é personalizável (tipo de exibição do menu, fixação de programas, barra de notificação, relógio, papel de parede, etc.).

Com Fedora não se perderá no mundo desconhecido da informática. De facto, desde há muitos anos, as várias distribuições Linux oferecem uma interface gráfica muito semelhante ao Windows ou macOS com um sistema de janela e barra de tarefas. As actualizações são feitas de forma simples ao clicar no botão apropriado, basta reiniciar para ter a certeza de que tudo está no seu devido lugar.

Para a maioria dos utilizadores, utilizar uma distribuição Linux como o Fedora é mais do que suficiente no seu computador de casa. De facto, se o seu dia-a-dia pessoal consiste em navegar na Internet, utilizar uma suite de escritório, enviar e-mails e possivelmente editar fotos ou desenhos, então Fedora é mais do que suficiente para a sua utilização.

De facto, sejamos claros, mesmo que poucos softwares e programas sejam desenvolvidos para Linux, aqueles que o são, permitem uma utilização avançada do PC. Apenas os jogadores terão dificuldade em mudar para Fedora, uma vez que muito poucos jogos estão disponíveis sob Linux, embora a plataforma de transmissão de jogos Steam ofereça uma solução Linux para mais e mais jogos.

No que diz respeito a outros tipos de software, existem muitas alternativas livres e que lhe permitirão encontrar sob Fedora um ambiente próximo do Windows. Para a suite de escritório, pode recorrer ao LibreOffice, para desenho à Krita, para edição de fotos ao Gimp, para vídeo ao KdenLive, para e-mails ao Thunderbird, para navegação na Internet ao Firefox (ou Chrome). E estes são apenas alguns exemplos do software disponível.

Especificações

Versão
39
Última actualização
7 de novembro de 2023
Licença
Software livre
Downloads
3 (Últimos 30 dias)
Autor
Fedora Project
Plataformas
Linux
Categoria
Sistema operativo

Captura do ecrã

Na mesma categoria