Ventoy

Licença gratuita

Ventoy

1.0.97

39

Descrição

Ventoy é um utilitário para utilizadores de PC com sistemas Windows ou Linux. Permite formatar um stick USB de uma forma específica para que seja automaticamente inicializável. Pode descarregar facilmente o ficheiro para o seu computador antes da instalação.

É um sistema muito simples de configurar que permite a todos os utilizadores independentemente do seu nível de informática. Ao contrário de outros utilitários de criação de unidades flash USB inicializáveis, a Ventoy não requer quaisquer configurações complexas para ser utilizada.

Para que serve a Ventoy ?

Normalmente, os utilitários de criação de pen USB de arranque funcionam a partir de um ficheiro ISO do sistema operativo, o da sua escolha, e criam um arranque específico para essa ISO numa determinada pen USB. Assim, se precisar de instalar ou executar outro sistema, terá de criar outro dispositivo USB, etc.

A Ventoy não funciona de modo algum desta forma. O utilitário instalará uma sobreposição especial no seu stick USB. Continuará a comportar-se normalmente no que diz respeito ao armazenamento de ficheiros, mas se arrancar com um PC, exibirá uma interface de arranque especial que lhe permitirá iniciar os ISOs que guardou.

Como utilizar o Ventoy ?

Para utilizar o Ventoy, nada poderia ser mais simples. Comece por desembalar o arquivo que descarregou, o qual contém o ficheiro executável que lhe permite instalar o Ventoy. Necessitará então de uma pen USB de alta capacidade em branco. Isto é importante porque a Ventoy irá formatar (apagar permanentemente) o seu dispositivo, por isso é melhor tê-lo em branco quando o fizer.

Ligue a sua pen USB ao seu computador e depois lance o executável Ventoy. Abre-se uma pequena janela no ecrã, note que pode alterar a língua de apresentação clicando no menu Línguas. A partir do menu pendente, seleccione a sua pen USB. Note-se que a janela exibe o número da versão Ventoy. Por baixo disto há dois botões. Um é instalar o Ventoy, o outro é actualizar a versão do Ventoy já instalado no stick USB, se este tiver um (caso em que a versão do stick também aparece). Clique no botão apropriado para o que pretende fazer e pronto. Não é preciso fazer nada de especial. Uma vez concluída a instalação, será informado pela Ventoy e o número da versão da Ventoy instalada na chave aparecerá no ecrã. É isso mesmo.

O seu stick USB é agora um stick inicializável, mas não apenas um stick inicializável. Continua a ser um dispositivo de armazenamento por direito próprio, e pode colocar ficheiros nele e transportá-los se for necessário. Mas o maior benefício da sua nova unidade é a sua capacidade de lidar com os ISOs do sistema operativo.

Guarde as ISOs que quiser na sua chave (distribuições Linux ou Windows) e depois ligue-a a um computador. Aparece o boot na chave e a interface Ventoy. Oferece-lhe uma lista das ISOs na sua chave e tudo o que tem de fazer é clicar na que deseja executar.

Como criar um stick USB bootável com Ventoy ?

Especificações

Versão
1.0.97
Última actualização
24 de janeiro de 2024
Licença
Licença gratuita
Downloads
39 (Últimos 30 dias)
Autor
longpanda - ventoy
Plataformas
Windows, Linux
Categorias
Utilitários, Sistema operativo

Captura do ecrã

Programas similares

Na mesma categoria