Descrição

Destinado a competir com os grandes nomes da criação gráfica, tais como Adobe Photoshop, Gimp é um software gratuito e multiplataforma que lhe permite editar as suas fotografias e fazer composições de arte digital. Disponível para Windows, Mac e Linux, Gimp tem muitas funcionalidades para cortar, seleccionar, transformar, aplicar filtros, optimizar, melhorar e criar todos os tipos de imagens para todos os seus projectos artísticos. A interface do software está em português, é relativamente fácil de aprender, após ter assistido a alguns tutoriais de descoberta, para utilizadores que nunca tocaram neste tipo de software.

Evidentemente, Gimp apoia a gestão de camadas e é muito completo para realizar qualquer tipo de processamento de imagem. Note-se, contudo, que não suporta fotos RAW em bruto (deve ser instalado um plugin adicional). Por outro lado, é capaz de importar imagens PSD, criadas pelo Adobe Photoshop, o seu concorrente.

Como funciona o Gimp ?

O Gimp oferece uma interface modular, permitindo que todos os utilizadores componham o seu espaço de trabalho como acharem melhor. Cada janela e cada ferramenta pode ser destacada da sua localização e posicionada em qualquer parte do ecrã. A interface está traduzida em várias línguas, incluindo o português, e oferece vários temas de exibição para personalizar a aparência e o design.

Os utilizadores têm uma grande variedade de ferramentas de seleção (laço, varinha mágica, formas geométricas, etc.) para cortar um elemento específico da imagem. Note-se, contudo, que é necessário clicar em uma ferramenta para ativá-la, particularmente para as ferramentas de ampliação, onde o Photoshop mostra mais facilmente pontos de ancoragem nos cantos da imagem. Quanto ao resto, as funcionalidades de edição e retoque continuam a ser amplamente semelhantes. Pode transformar, rodar, virar, cortar ou deformar a sua imagem, adicionar texto personalizado, mudar cores, aplicar efeitos e filtros que pode ajustar de acordo com as suas necessidades artísticas (desfocagem, mosaico, nitidez, película fotográfica, sombras, efeitos de iluminação, etc.).

Para os utilizadores mais experientes, Gimp é capaz de criar máscaras de camada não destrutivas para gerir a transparência. Tem também um grande catálogo de pincéis, padrões e texturas que podem ser seleccionados com bastante facilidade.

A gestão da cor também faz parte das funcionalidades do Gimp, permitindo alterar o equilíbrio de branco, ajustar a saturação, gerenciqr tons cromáticos, a temperatura, a saturação, a luminosidade ou inverter as cores. Neste caso, o Gimp também pode ser uma ferramenta interessante para o retoque de fotografias, Note que, além disso, o Gimp é capaz de realizar estes tratamentos individualmente ou em lotes.

O que há de novo em Gimp ?

O Gimp está em constante evolução, ele integra novas funcionalidades e beneficia de melhorias regularmente. A última versão online adiciona o formato de ficheiro PSD à lista de ficheiros suportados. Inclui um novo modo de recorte não destrutivo e uma melhor gestão do filtro.

Como descarregar o Gimp ?

Pode descarregar e instalar gratuitamente o Gimp em computadores equipados com Windows 7/8/10, Mac OS X 10.9 Mavericks ou versão posterior e sistemas Linux, compatíveis com várias distribuições. O código fonte também pode ser descarregado, uma vez que é um software livre licenciado pela GNU GPL.

Especificações

Versão
2.10.36
Última actualização
7 de novembro de 2023
Licença
Software livre
Downloads
6 (Últimos 30 dias)
Autor
The GIMP Team
Plataformas
Windows 7/8/8.1/10/11, macOS (Intel), macOS (Apple Silicon), Windows Portable - XP/Vista/7/8/10/11, Linux
Categorias
Multimídia, Foto, Lazeres

Captura do ecrã

Programas similares

Na mesma categoria