1. baixar
  2. Vídeo
  3. KdenLive

Descrição

Kdenlive é um software de edição de vídeo não linear que oferece muitas funcionalidades para criar os seus projectos multimédia, quer seja um principiante ou um utilizador avançado. Representa uma interessante alternativa gratuita e de código aberto à concorrência dos gigantes do mercado, como Adobe Premiere Pro e Final Cut Pro.

Note-se que a Kdenlive suporta um grande número de formatos de áudio e vídeo directamente : FFmpeg, H.264, DivX, HDV, QuickTime, e muitos outros.

Um espaço de trabalho modular

Kdenlive dispõe de um espaço de trabalho modular que suporta múltiplas pistas, também conhecido como linhas do tempo. Cada item de mídia pode ser arrastado e largado no seu projecto no local escolhido. Também pode ser movido, redimensionado, aparado, sobreposto em pistas múltiplas, ou colado entre dois clipes.

Os utilizadores têm acesso a um leitor de vídeo integrado que lhes permite ver as alterações efectuadas em tempo real e a uma biblioteca multimédia para sequências de vídeo (rush), ficheiros áudio (sons, música, música de fundo, efeitos sonoros, etc.), imagens, etc. Cada painel é posicionado por defeito, mas o utilizador pode mover os painéis, escondê-los, e guardar a nova configuração de interface a ser encontrada cada vez que o Kdenlive é executado.

Kdenlive também inclui atalhos de teclado predefinidos, que são personalizáveis se o utilizador tiver outros atalhos habituais.

Uma vasta gama de funcionalidades

Em termos de funcionalidade, a Kdenlive não tem nada a invejar aos seus concorrentes. Para além das numerosas ferramentas de edição, terá uma vasta escolha de transições a integrar entre as suas sequências com ajustamento da intensidade e duração da transição.

Kdenlive também inclui uma série de efeitos de vídeo que pode adicionar à linha temporal do seu clip, permitindo-lhe aplicar correcções cromáticas, aumentar ou diminuir o zoom numa parte específica do seu vídeo, aplicar distorção, desbotamento, desfocagem, movimento, espelho, e muitos outros efeitos. Note que o KdenLive suporta o sistema Keyframe, o que lhe permite modular um efeito ao longo do tempo utilizando curvas lineares ou suaves. Clique num efeito para ver detalhes das suas propriedades e ajustar a sua intensidade com o botão deslizante.

Um editor de títulos muito completo (em 2D) também lhe permite personalizar títulos : cores, fontes, espaçamento, alinhamento, aparência, sombras e gradientes, zoom e rotação, etc. Estão também disponíveis modelos pré-definidos para poupar tempo na composição e apresentação do seu título.

Em termos de efeitos e definições de áudio, os utilizadores podem confiar no analisador de áudio, espectrómetro e forma de áudio para melhor gerir a qualidade e a regulação do áudio em relação ao vídeo.

Recursos online

Pode descarregar o KdenLive em computadores Windows e Linux. Este software de código aberto deve muito à comunidade de software livre, que desenvolve regularmente conteúdos e recursos e os torna disponíveis a todos os utilizadores, gratuitamente. Directamente da interface KdenLive, pode aceder a uma biblioteca de transições, modelos de títulos, perfis, efeitos de áudio e vídeo para melhorar o software e obter exactamente a aparência que deseja.

Especificações

Versão
24.02.2
Última actualização
15 de abril de 2024
Licença
Software livre
Downloads
1 (Últimos 30 dias)
Autor
kdenlive.org
Plataformas
Windows 10/11, Linux, macOS (Apple Silicon), macOS (Intel)
Categoria
Vídeo

Captura do ecrã

Na mesma categoria