macOS

Licença gratuita

macOS

14.4.1

4

Descrição

macOS, ou Mac OS X, é o sistema desenvolvido pela Apple para seus desktops e laptops (Macbook). O sistema é atualizado regularmente para eliminar possíveis falhas ou problemas de segurança, mas principalmente para melhorar a experiência do usuário. Pode descarregar a última versão do macOS a partir da Mac App Store (através do nosso link), desde que o seu hardware seja compatível.

Quais são as diferenças entre os sistemas macOS e os sistemas concorrentes ?

É necessário conhecê-lo, só se pode instalar macOS num computador da marca Apple. Não pode instalá-lo num PC (Computador Pessoal) no qual está habituado a instalar o Windows ou mesmo um dos sistemas Linux.

Ao contrário de outros sistemas, o macOS foi desenvolvido especificamente para aproveitar ao máximo os componentes dos computadores Apple. Aliás, a Apple foi também a primeira a oferecer uma interface gráfica aos seus utilizadores.

MacOS sempre teve um design elegante, concebido para permitir ao utilizador trabalhar à vontade sem ter de procurar continuamente as aplicações de que necessita. Assim, a principal ferramenta da sua interface macOS é o Dock. Esta é uma barra localizada na parte inferior do ecrã que contém as aplicações da sua escolha. Estes são atalhos para as aplicações que utiliza com mais frequência.

As outras aplicações são armazenadas numa gaveta de aplicações, tal como num smartphone, que pode ser acedido simplesmente através de um ícone do Dock. Acabaram-se as listas intermináveis de software que não se sabe necessariamente o que são apenas pelo nome. Na gaveta das aplicações, as aplicações instaladas no seu Mac aparecem com o seu nome e logótipo, tal como no seu iPhone, iPad, ou até mesmo no Android. Assim, num relance, pode encontrar a aplicação de que necessita.

Para abrir ou fechar uma aplicação pode fazer duplo clique no ícone do Dock ou clique com o botão direito do rato, que abre um pequeno menu que lhe oferece para abrir, sair e outras opções de acordo com as aplicações.

Na parte superior do ecrã pode ver a barra de notificação, que também tem atalhos no lado esquerdo, dependendo da aplicação que está a utilizar. No lado direito, verá os ícones de notificação : nível da bateria, nível de ligação, etc. Também é possível inserir um bloco de Widgets personalizável no qual se pode exibir muita informação.

Quais aplicações são fornecidas por padrão com macOS ?

O macOS vem pronto para uso. Para um utilizador novato, o sistema tem todas as aplicações básicas, pelo que não há necessidade de fazer download de outras, ao contrário de outros sistemas que não têm ferramentas de escritório, por exemplo.

Assim, macOS oferece uma suíte completa de escritório (anteriormente chamado iWorks) que contém um processador de texto (Pages), uma folha de cálculo (Numbers), uma aplicação de apresentação (Keynote), um bloco de notas (Apple Notes), uma aplicação de lista (Reminder/Lembretes). Esta suite completa está directamente ligada ao iCloud, o serviço de armazenamento online da Apple. Cada utilizador de um dispositivo Apple deve ter uma conta iCloud. Por defeito, o espaço de armazenamento gratuito é de 5 GB, mas é possível aumentá-lo, se necessário, através de uma assinatura.

Por padrão o espaço de armazenamento gratuito é de 5 GB, mas é possível aumentá-lo, se necessário, através de uma assinatura. Em paralelo com esta suite de escritório muito completo, a Apple também oferece aplicações mais orientadas para as artes, os computadores Mac sempre foram plebiscitos por sua qualidade neste campo. Pode editar vídeo com iMovie ou Final Cut Pro, criar música de qualidade com GarageBand ou Logic Pro.

Especificações

Versão
14.4.1
Última actualização
28 de março de 2024
Licença
Licença gratuita
Downloads
4 (Últimos 30 dias)
Autor
Apple
Plataformas
macOS
Categoria
Sistema operativo

Captura do ecrã

Na mesma categoria