1. baixar
  2. Sistema operativo
  3. LinuxLive USB Creator

Descrição

LinuxLive USB Creator (LiLi) é uma solução simples para permitir a todos os utilizadores descobrir os sistemas operativos Linux kernel, o famoso kernel Open Source. Graças ao LinuxLive USB Creator, será capaz de criar uma chave USB de arranque e virtualizar o Linux nela. Ao contrário de outros sistemas de criação de pen drive USB bootáveis, o objectivo aqui não é instalar Linux na sua máquina, mas sim oferecer-lhe a possibilidade de o descobrir ao vivo sem instalação (é o equivalente aos live CDs).

Assim, todos os utilizadores, desde os mais experientes aos mais novatos, poderão testar um sistema Linux simplesmente usando uma chave USB no seu computador (tipo PC, não funciona com Macs). Crie a sua chave com LinuxLive USB Creator e depois lance-se no mundo do Linux.

Note-se que a interface LiLi está traduzida em muitas línguas : arménio, inglês, checo, português e brasileiro, sueco, francês, turco, húngaro, alemão, hindi, catalão, japonês, polaco, e muitas outras.

Como usar o LinuxLive USB Creator ?

LinuxLive USB Creator, também conhecido como LiLi, é um programa completamente gratuito e de código aberto. Antes de mais, deve saber que o LinuxLive USB Creator funciona directamente, uma vez criado o seu stick USB não precisa de reiniciar o seu computador, o que é uma bênção bem-vinda.

Para iniciar o LinuxLive USB Creator pedir-lhe-á para escolher o stick USB que deseja processar (de preferência um em branco e suficientemente grande para manter a distribuição Linux da sua escolha). Depois escolher a fonte (imagem ISO, CD ou download). Deve primeiro ter descarregado um ficheiro ISO de uma distribuição Linux suportada (ver o website da editora), se não for este o caso, basta clicar no botão Descarregar para ver a lista de distribuições compatíveis disponíveis e descarregar a da sua escolha (o Ubuntu é muitas vezes a distribuição recomendada no início).

Note-se que as distribuições propostas pelo LinuxLive USB Creator não são muito recentes, por isso escolha uma distribuição suportada pelo software. Note que mesmo que utilize uma distribuição antiga, esta será perfeitamente utilizável e permitir-lhe-á descobrir o universo do Linux.

Após escolher a sua distribuição, terá de escolher o modo desejado: com ou sem persistência (e tamanho da persistência) ou virtualização, as imagens de atenção em formato IMG não podem ser persistentes nem virtualizadas. Só tem de escolher algumas opções : esconder os ficheiros na chave, formatar a chave, configurar o lançamento do LinuxLive a partir do Windows (requer uma ligação à Internet). Tudo o que tem de fazer é clicar no relâmpago para lançar a instalação.

A sua chave USB Linux Live está pronta. Para o lançar, faça duplo clique no ícone da VirtualBox que irá lançar a máquina virtual e depois clique no botão Start, e aqui está em Linux !

Quais são as características do LiLi ?

LinuxLive USB Creator utiliza o sistema de persistência, o que significa que quando utiliza a sua distribuição Linux no seu stick USB, tudo o que faz nele é gravado. Este é um grande avanço em comparação com o antigo sistema Live CD que propunha um sistema não modificável onde não se pode gravar nada. Note que apenas as distribuições oferecidas no LinuxLive USB Creator suportam a persistência, se utilizar outra versão pode não funcionar.

Quer alterar a distribuição da sua chave ? É bem possível, o LinuxLive USB Creator integra uma funcionalidade chamada SmartClean que é capaz de apagar todos os vestígios de uma distribuição antiga antes de deixar o SmartDownload descarregar e instalar outra para si. Note que o SmartClean também pode ser utilizado para formatar o seu stick USB e remover completamente o LiLi.

Especificações

Versão
2.9.4
Última actualização
10 de setembro de 2015
Licença
Licença gratuita
Downloads
16 (Últimos 30 dias)
Autor
Thibaut Lauzière
Plataformas
Windows 7/8/8.1/10/11, Windows Portable - XP/Vista/7/8/10/11
Categoria
Sistema operativo

Captura do ecrã

Na mesma categoria