Descrição

PowerISO é um programa poderoso para criar, extrair e editar ficheiros de imagem, geralmente em formato ISO, mas pode suportar outros formatos. Disponível para download para computadores Windows, oferece uma versão gratuita que lhe permite utilizar todas as características da versão paga com uma limitação no tamanho do ficheiro de imagem (não mais de 300 MB) e será regularmente convidado a actualizar para a versão paga.

PowerISO pode tratar ficheiros ISO, DMG, NRG, IMG, ZIP, RAR, 7Z, MP3 e muitos outros, cada um ao seu próprio nível. Note-se que o software também existe na linha de comando para Mac e Linux.

PowerISO um software tudo-em-um

A criação

PowerISO é, portanto, capaz de criar os chamados ficheiros de imagem. Estes ficheiros, frequentemente em formato ISO, permitem a compressão de uma série inteira de ficheiros e pastas num único arquivo. Para criar uma ISO, tem várias possibilidades. A primeira é passar pela interface PowerISO e usar o botão Adicionar. Se todos os ficheiros que deseja já estiverem numa pasta, então também pode ir a essa pasta, seleccionar todos os ficheiros, depois abrir o menu de contexto (clique com o botão direito do rato) e ir para PowerISO.

Note também que o PowerISO é capaz de criar um ficheiro ISO a partir de um CD ou DVD existente (é necessário ter o hardware necessário). Isto pode ser interessante especialmente se quiser executar o programa a partir de um CD sem ter de o colocar sempre na sua unidade (ver o parágrafo sobre a montagem). Para o fazer, ir para o menu chamado Copiar e seleccionar Make CD/DVD/BD Image File.

A extracção

Os ficheiros de imagem são, de facto, como os ficheiros de arquivo, frequentemente mais complexos. PowerISO permite-lhe desembalar e extrair o conteúdo de um ficheiro ISO para recuperar todos os ficheiros e pastas no seu interior. Pode fazê-lo através da interface principal PowerISO ou através do menu de contexto (clicando com o botão direito do rato no ficheiro ISO desejado). PowerISO também é capaz de extrair ficheiros de arquivo nos formatos mais comuns : RAR, 7Z, ZIP.

A gravação

PowerISO inclui também um sistema de gravação de ficheiros ISO. Pode gravar os seus ficheiros em CD, DVD e mesmo Blu-ray, desde que tenha o hardware necessário. O PowerISO pode criar discos de arranque (CD/DVD). Para queimar uma ISO, basta ir à interface PowerISO, seleccionar um ficheiro ISO e clicar em Queimar.

Note-se que PowerISO também é capaz de criar ficheiros MP3 a partir de um disco áudio. Para o fazer, a partir do menu Ferramentas, escolha Rip Audio CD. Seleccione a unidade onde se encontra o seu CD áudio, depois escolha as faixas ou canções que deseja exportar. Note-se que também pode gravar ficheiros MP3 num CD.

A edição

PowerISO pode ser utilizada para editar uma imagem. Em inglês simples, isto significa que pode fazer com que o seu PC pense que o disco original está na unidade para que o lance. Para tal, cria um disco virtual que contém a imagem do disco original. Para lançar o programa nele, basta clicar na letra da unidade virtual.

Outras características do PowerISO

Mas isso não é tudo ! PowerISO também é capaz de criar chaves USB bootáveis. São drives USB que contêm um sistema operativo (Windows 7, 8 ou 10, ou uma distribuição Linux à sua escolha) e com os quais pode iniciar a instalação do sistema em qualquer PC, será necessário um passo de configuração da Bios para que o computador em questão possa iniciar-se na USB.

Para encontrar a ferramenta de criação de memória USB bootable, vá a Ferramentas e escolha Criar drive USB bootable. Note que deve ter uma ISO Windows ou Linux válida para que o processo funcione. Pode descarregar as ISOs do Windows a partir do site da Microsoft, as ISOs do Linux podem ser encontradas nos sites oficiais de desenvolvimento de cada distribuição.

PowerISO tem também uma ferramenta de conversão que lhe permite transformar um ficheiro de imagem de um formato para outro formato de ficheiro de imagem. Para a conversão, PowerISO suporta os formatos de ficheiro BIN, DMG, NRG, IMG, CUE, ZIP e ISO. Note que o formato ACD também lhe permite adicionar uma protecção por senha ao ficheiro.

Especificações

Versão
8.7
Última actualização
10 de dezembro de 2023
Licença
Demonstração
Downloads
2 (Últimos 30 dias)
Autor
Power Software
Plataformas
Windows 64 bits - XP/Vista/7/8/10/11, Windows 32 bits - XP/Vista/7/8/10/11, macOS, Linux
Categoria
Utilitários

Captura do ecrã

Na mesma categoria