Descrição

Skype é o serviço de comunicação gratuito editado pela Microsoft para os seus utilizadores. Descendente directo do MSN Messenger e do Windows Live Messenger, permite-lhe manter-se em contacto com todos os que conhece em todo o mundo com uma simples ligação à Internet. Pode descarregar o Skype para Windows, Mac e Linux em versão Desktop (para computador) e aplicação móvel para Android e iOS (iPhone, iPad). Note-se que também é possível ligar-se directamente ao Skype através do serviço online.

Para utilizar o Skype com os seus contactos, precisa de iniciar sessão com a sua conta Microsoft (criada gratuitamente) e todos os seus contactos devem utilizar o Skype. Note que o Skype armazena mensagens nos servidores da Microsoft, para que a informação possa ser sincronizada em todos os seus dispositivos. As comunicações Skype são encriptadas de ponta a ponta.

Note-se que a Skype também oferece pacotes para chamadas de linhas terrestres a partir da sua interface.

Quais são as funcionalidades de mensagens do Skype ?

A primeira característica do Skype é o envio de mensagens instantâneas (ou chat). Esta é a característica herdada dos seus dois antepassados (MSN e WLM). Com as mensagens instantâneas do Skype, pode enviar mensagens escritas a todos os seus contactos. Recebê-las-ão instantaneamente ou quando tiverem uma ligação à Internet.

A interface de comunicação do Skype é muito simples. Do lado esquerdo encontrará os contactos com os quais conversa regularmente e depois um separador onde pode convidar outros contactos. Para iniciar uma discussão, clique no nome do contacto desejado. Note que é possível fazer um chat em grupo, para isso terá de convidar os contactos que deseja adicionar.

Uma discussão através de mensagens instantâneas é, portanto, feita por escrito. Pode enviar texto, mas também emoticons e Gifs animados para animar as suas palavras. Também é possível enviar uma mensagem de voz (áudio) e uma mensagem de vídeo. Para o fazer, clicar no botão apropriado e começar a gravar, clicar em stop quando tiver terminado e enviar.

Outras opções de mensagens instantâneas incluem a capacidade de lançar uma sondagem, o que é muito útil especialmente numa conversa em grupo. Também é possível enviar detalhes de contacto, mas também arquivos (música, vídeos, áudio, ficheiros de escritório, etc.).

Note que o Skype permite-lhe fazer uma série de configurações na sua conta para que não possa ser contactado por pessoas desconhecidas, aconselhamo-lo vivamente a fazê-lo. Para adicionar alguém que conhece aos seus contactos, é melhor fazê-lo através da ID do Skype, que é mais seguro, porque é um identificador único. O ID do Skype (a identificação do Skype) está disponível no perfil.

Podemos fazer chamadas de áudio e vídeo com o Skype ?

Esta é a segunda característica do Skype. Como muitos outros sistemas de comunicação, o Skype permite-lhe fazer chamadas áudio e vídeo, para além de mensagens instantâneas. Para executar qualquer uma destas duas funções, basta ir à janela de chat e localizar os dois botões correspondentes. Clique no botão de sua escolha para iniciar a chamada.

No caso de uma chamada de áudio, é como estar ao telefone, excepto que está a utilizar a Internet, ou seja, se estiver a utilizar o Skype a partir do seu smartphone, a chamada não será deduzida do seu pacote e será incluída nos seus data, a menos que esteja ligado à caixa de Internet da sua casa via WiFi. Neste caso, nada será deduzido do seu pacote de telemóvel (nem em voz nem em data). As chamadas áudio via Skype podem ser feitas entre smartphones, ou entre dois tipos diferentes de dispositivos sem qualquer problema.

O Skype também oferece um sistema de videoconferência que lhe permite realizar reuniões por vídeo, com partilha de ecrã e chat em paralelo.

Especificações

Play Store

11 491 445

App Store

11 685

Última actualização
27 de março de 2024
Licença
Licença gratuita
Downloads
2 (Últimos 30 dias)
Autor
Microsoft
Plataformas
Windows XP/Vista/7/8/10/11, macOS, Linux, Android, iOS iPhone / iPad, Web app, Extensão Google Chrome, Extensão Mozilla Firefox
Categorias
Internet, Comunicação

Captura do ecrã

Programas similares

Na mesma categoria