1. baixar
  2. Multimídia
  3. Adobe Photoshop

Descrição

Disponível em computadores Windows e Mac OS X, mas também em tablets iPad, o Adobe Photoshop é o software de referência para a criação gráfica. Destina-se tanto a iniciantes com uma interface clara e ergonómica, como a desenhadores gráficos experientes com as suas inúmeras configurações avançadas.

Além disso, a interface é modular e personalizável, a fim de se adaptar às necessidades de seus usuários e tornar mais rapidamente acessível as funcionalidades mais utilizadas.

O Adobe Photoshop é o primeiro software que suporta o uso de camadas, permitindo-lhe retocar elementos ou efeitos adicionados ao seu projecto de forma infinita e individual. Este sistema dito "não destrutivo" encontra-se agora em todos os softwares de desenho e de criação gráfica.

Quais são as principais características do Photoshop ?

Além das ferramentas clássicas de edição (cortar, aparar, redimensionar, inverter, girar, etc.), o Photoshop inclui uma ampla gama de ferramentas tanto para edição de fotos como para criação digital. Note-se que usuários avançados podem criar scripts de automação para processos repetitivos.

As ferramentas de selecção

Esta ampla gama de ferramentas começa com ferramentas de seleção que lhe permitem atingir com precisão uma área específica com uma forma geométrica ou de forma livre, ou por uma cor específica. Vários níveis de sensibilidade estão disponíveis para afinar sua seleção. A famosa ferramenta "varinha mágica" é uma deles.

As ferramentas de desenho

Além das ferramentas de lápis ou de preenchimento automático de uma seleção, o Photoshop coloca à sua disposição uma multiplicidade de formas e linhas para seus desenhos digitais. Também pode utilizar as ferramentas de carimbo, gradiente, texto ou pipeta para recuperar a tonalidade exata e código hexadecimal de uma cor. Também é possível usar texturas e padrões em fundo ou em primeiro plano de acordo com suas necessidades.

Máscaras, filtros e efeitos

Como para o uso de camadas, o Photoshop é um dos primeiros software a oferecer o sistema de máscara. Estreitamente ligadas, estas duas ferramentas permitem-lhe associar um grupo de camadas a fim de delimitar uma área visível em um deles. A outra parte será transparente e deixará aparecer a camada inferior.

Com o Photoshop, existem várias maneiras de trabalhar em suas imagens. Pode trabalhar directamente na sua imagem, mas também pode trabalhar nas camadas, a fim de reverter mais facilmente às transformações e ajustes feitos. Assim, quando quiser ajustar o contraste, luminosidade ou colorimetria de uma fotografia, pode fazê-lo directamente na imagem ou na camada.

O mesmo se aplica à aplicação de filtros e efeitos. Este sistema automatizado pode transformar a sua fotografia numa obra-prima, uma fotografia surreal, adicionar um efeito de desfoque em algumas áreas, etc. As possibilidades são quase infinitas.

É claro que muitos tutoriais, treinamentos e cursos de formação estão disponíveis para o ajudar a dominar mais rapidamente as muitas ferramentas do software.

Qual software gratuito para substituir o Photoshop ?

O Photoshop é certamente um software poderoso e eficiente, mas é pago. Pode experimentar as suas características durante 30 dias, mas depois disso, é necessária a compra de uma licença ou uma subscrição.

Para aproveitar os recursos do Photoshop, com a experiência do software Adobe, você pode optar pela versão gratuita do Photoshop, Adobe Photoshop Express. Alguns efeitos, filtros e títulos permitem retocar rapidamente suas imagens e fotos.

E se você está mais interessado no editor de fotos, o Photoshop Camera é uma escolha melhor. Este aplicativo móvel gratuito oferece mais ajustes de cor, filtros e efeitos para uma fotografia mais impressionante.

Se procura software informático gratuito, Gimp é o software gráfico que concorre com o Adobe Photoshop. Embora tenha a vantagem de ser gratuito, o Gimp oferece uma interface menos fluida do que o seu concorrente pago. Mas as funcionalidades de processamento de imagem, criação de máscaras, gestor de camadas e muitas outros recursos estão lá.

Especificações

App Store

4 693

Última actualização
11 de março de 2024
Licença
Demonstração
Downloads
4 (Últimos 30 dias)
Autor
Adobe Systems Incorporated
Plataformas
Windows 7/8/8.1/10/11, macOS, iOS iPad, Web app
Categorias
Multimídia, Foto

Captura do ecrã

Programas similares

Na mesma categoria