1. baixar
  2. Áudio
  3. iTunes

Descrição

O iTunes é o leitor multimédia gratuito da Apple, disponível para computadores Windows e Mac. Inicialmente destinado a facilitar a transferência e gestão de conteúdos áudio em dispositivos Apple, o software tem migrado gradualmente para uma gestão mais geral da colecção de meios de comunicação e funcionalidade de reprodutor de mídia (media player).

Hoje em dia, a sua utilização é muito menos generalizada, face a muitos actores mais versáteis que oferecem outros serviços.

Um leitor multimédia

O iTunes concentra-se na música e vídeo da sua biblioteca e da sua loja online, mas também suporta uma vasta gama de formatos de arquivo. Por padrão, o iTunes utiliza o formato AAC, mas também suporta os formatos mais comuns MP3, MP4, WAV e outros formatos.

O iTunes tem um modo Genius integrado que gera automaticamente uma lista de reprodução de acordo com um estilo pré-definido. Particularmente interessante para reproduzir conteúdo áudio, o software é capaz de escolher músicas e adicioná-las a uma lista de reprodução baseada num estilo de música e numa primeira música seleccionada, mas também de acordo com as suas músicas anteriores.

Uma biblioteca multimédia e uma loja online

O iTunes facilita a gestão dos seus arquivos de áudio e vídeo numa biblioteca multimédia de design e ergonômica. Os utilizadores podem então encontrar rapidamente os arquivos que importaram através de um sistema de busca por palavra-chave ou por filtragem de acordo com diferentes critérios : género, álbum, artista, número de escutas, data de adição, etc.

Quando se importa um título, os metadados e as miniaturas associadas são automaticamente recuperados e integrados.

Nos últimos anos, o iTunes ultrapassou o simples leitor multimédia e gestor de colecções. Permite-lhe agora comprar músicas, álbuns, filmes e séries directamente da iTunes Store. Note-se que um serviço VOD está disponível com a possibilidade de comprar ou aluguar.

Para as músicas, os titulares de contas iCloud poderão adquirir uma subscrição do serviço de streaming da Apple, a Apple Music, com a possibilidade de descarregar músicas para audição offline ou descobrir podcasts a partir do serviço gratuito da Apple podcast. Todas as compras da sua conta Apple estão disponíveis através do software iTunes.

Uma ferramenta de sincronização

Durante muito tempo, o iTunes foi a única ferramenta para sincronizar e transferir conteúdo áudio do seu iPhone, iPad ou iPod. Hoje em dia, este sistema pode ser tratado por outros softwares, mas o iTunes também fornece um sistema de salvaguarda para a sua música, contactos, aplicações e outros dados no seu smartphone ou tablet iOS.

Em que plataformas o iTunes pode ser encontrados ?

Pode descarregar o iTunes para computadores Windows e Mac OS X. No entanto, os utilizadores de Mac OS X Catalina (versão iOS 10.15 e posteriores) já não têm o iTunes. Têm de percorrer as aplicações individuais Apple Music, Apple TV e Apple Podcast, e para as funcionalidades de sincronização, tudo passa agora pelo Finder no seu Mac.

Especificações

Versão
12
Última actualização
9 de setembro de 2022
Licença
Licença gratuita
Downloads
1 (Últimos 30 dias)
Autor
Apple
Plataformas
Windows 32 bits - XP/Vista/7/8/10/11, Windows 64 bits - XP/Vista/7/8/10/11, macOS
Categorias
Áudio, Multimídia

Captura do ecrã

Na mesma categoria