1. baixar
  2. Notícia
Quais são os melhores programas antivírus gratuitos ?

Quais são os melhores programas antivírus gratuitos ?

Redação do baixar

19 de novembro de 2021 às 15:14

Está à procura das melhores ferramentas antivírus para proteger seus dados em todos os seus dispositivos, sem arruinar-se em software caro e complexo ? Aqui está uma pequena seleção dos melhores antivírus do mercado e se não lhe servirem, pelo menos não lhe custarão nada.

Para estes dispositivos digitais, seja o seu computador ou o seu smartphone, está sempre à procura das melhores ferramentas para assegurar uma protecção não só dos seus dados, mas também do seu hardware. Um bom software antivírus deve portanto incluir todas as características essenciais para manter os seus ficheiros, dados sensíveis e confidenciais, mas também os ficheiros do seu sistema que podem comprometer a integridade do seu PC ou dispositivo móvel e causar disfuncionamentos.

Claro que o software e as aplicações desta selecção são gratuitos, mas todos os seus editores oferecem todas versões mais avançadas com uma assinatura ou licença única.

Avast Free Antivirus

Avast Free Antivirus

Para iniciar esta selecção, aqui está a referência em software antivírus de consumo : Avast Free Antivirus. Disponível para Windows, Mac, Linux, Android e iOS, é o seu aliado essencial de segurança. Apresenta protecção em tempo real contra vírus, malware, spyware e outros programas maliciosos.

Um módulo de digitalização de ficheiros chamado Smart Scan também detecta software desactualizado, extensões de navegador suspeitas e palavras-passe facilmente identificáveis. Pode executar um scan de vírus completo, um scan direccionado, um scan cada vez que inicia o seu computador ou um scan personalizado. Note que a versão móvel do Avast Free Antivirus tem uma VPN, para que se possa ligar em segurança a uma rede wifi pública.

Panda Free Antivirus (Dome Essential)

Panda Free Antivirus

O Panda Free Antivirus também oferece bom desempenho em termos de protecção e ergonomia desde a sua actualização para a versão Dome Essential, que oferece uma interface mais intuitiva e muito mais moderna.

Os utilizadores podem tirar partido de um sistema de scan (zona crítica, scan completo ou personalizado) e protecção contra vírus em tempo real com métodos comportamentais, uma firewall complementar, uma VPN (limitada), um kit de desinfecção do dispositivo de armazenamento USB e algumas outras ferramentas úteis.

Disponível para download para computadores Windows e MacOS, mas também como uma aplicação móvel para Android e iOS. Esta versão gratuita do antivírus já está muito completa e pode ser completada com um gestor de senhas e um módulo de controlo parental na versão Advanced paga.

Avira Free Security

Avira Free Security

Avira Free Security é mais uma suite de segurança do que um antivírus. Inclui uma dúzia de ferramentas para assegurar a protecção de dados, a confidencialidade dos utilizadores e a optimização do desempenho da plataforma.

Claro que a versão gratuita não permite o acesso a todas as funcionalidades sem limitações, mas permite formar uma opinião sobre a eficácia das várias ferramentas. O que é gratuito e ilimitado é o antivírus. Avira Free Security inclui Avira Free Antivirus, o que facilita a detecção e remoção de vírus, malware e outros programas maliciosos.

A extensão do navegador que acompanha os cookies, anúncios e websites perigosos ou falsos (phishing) também é apreciada. O sistema de detecção de actualizações permite-lhe assinalar programas obsoletos, mas só a versão paga lhe permite tratá-los automaticamente.

Malwarebytes Anti-Malware Free

Malwarebytes Anti-Malware Free é uma solução ciber-segurança gratuita para Windows, MacOS, Android e iOS. Permite-lhe digitalizar o seu sistema, colocar em quarentena e remover programas potencialmente nocivos.

Conquistou principalmente os utilizadores com a sua poderosa detecção de adware e PUPs, barras de ferramentas que se instalam sem o seu consentimento ou alteram as definições do seu navegador. Hoje, Malwarebytes Anti-Malware Free vai um passo além e oferece uma solução mais completa de protecção contra vírus e malware. Malwarebytes está agora disponível como uma versão premium paga que oferece protecção em tempo real, protecção web, anti-ransomware e anti-exploração.

Se decidir actualizar para Malwarebytes Anti-Malware Free, terá de instalar outra ferramenta de protecção (gratuita ou paga) para fornecer protecção contínua ao seu sistema.

Veja também