1. baixar
  2. Notícia
Quais são os melhores navegadores web?

Quais são os melhores navegadores web?

Redação do baixar

22 de novembro de 2021 às 09:29

Num mundo cada vez mais conectado onde os utilizadores passam várias horas por dia na Internet, quer nos seus smartphones e tablets, quer nos seus computadores, no trabalho ou por prazer, existe um software que todos utilizam : o navegador da Internet. Longe dos primeiros navegadores como o Internet Explorer ou Netscape que acompanhavam os utilizadores nos seus primeiros dias como utilizadores da Internet, os navegadores actuais são mais rápidos, mais seguros e oferecem cada vez mais funcionalidades.

Que navegador utiliza, e sabe que existem dezenas, se não centenas, no mercado ? Todos eles são gratuitos, a maioria deles utiliza núcleos de código aberto disponíveis como o Crómio (o núcleo do Crómio) ou o Firefox. Muitas vezes os utilizadores utilizam o navegador padrão instalado na máquina, quer seja o seu dispositivo móvel ou o seu computador. Então aqui está uma pequena selecção dos quatro navegadores web mais utilizados do momento, talvez queira mudar ?

Google Chrome

Google Chrome

É um dos navegadores mais utilizados, juntamente com o Mozilla Firefox. É o navegador criado pela Google a partir do núcleo de código aberto Chromium, e está disponível para Windows, Mac, Linux, Android e iOS. É um navegador rápido e eficiente que tem a vantagem adicional de poder ligar-se à sua conta Google, o que é muito conveniente para os utilizadores de dispositivos Android.

De facto, o Google Chrome tem um módulo de armazenamento de nome de utilizador e palavra-passe que está directamente ligado ao módulo equivalente da sua conta Google. Pode criar uma conta para um site no seu computador e depois descarregar a aplicação do site para o seu smartphone, e o Google recuperará inteligentemente as credenciais que criou no seu computador, o que é engenhoso e conveniente. Também pode enviar um separador do seu telemóvel para o seu computador para ler mais tarde.

O Chrome também lhe permite gerir os seus separadores como um grupo, e esta funcionalidade também está disponível na versão móvel do navegador. Google Chrome oferece também uma enorme biblioteca de extensões e alguns temas de exibição que lhe permitem configurá-lo de acordo com as suas necessidades (adicionar um corrector ortográfico, um bloqueador de anúncios, etc.).

Mozilla Firefox

Mozilla Firefox

O Firefox é o segundo maior nesta selecção. Tal como o Chrome, é construído sobre um núcleo de código aberto desenvolvido pela Fundação Mozilla. Está também disponível para Android, iOS, Mac, Linux e Windows. O que o torna tão famoso é a segurança dos dados. O Firefox é conhecido por ser livre de rastreadores e reduzir o efeito dos rastreadores nos sítios que visita.

Os utilizadores do Mozilla Firefox têm acesso a uma enorme biblioteca de temas de exposição e extensões que lhes permitem modular o Firefox de acordo com os seus desejos e necessidades. Note-se que a navegação também é feita através de separadores horizontais, mas sem a possibilidade de os agrupar.

O Mozilla Firefox oferece uma funcionalidade de gestão de dados de utilizador, incluindo logins e senhas de login. Tal como o Chrome, ele pode fornecer-lhe uma senha segura quando criar uma conta. Pode então criar uma conta Firefox Sync e sincronizar todos os seus dados em todos os dispositivos onde utiliza Firefox. Encontrará então os seus favoritos, mas também os seus logins e palavras-passe, pelo que só tem de se lembrar da palavra-passe principal do Firefox Sync.

Microsoft Edge

Microsoft Edge

Uma estrela em ascensão no firmamento do navegador de Internet, Microsoft Edge é o navegador da próxima geração desenvolvido pela Microsoft para substituir o seu Internet Explorer envelhecido. Tal como o Chrome, baseia-se no núcleo livre de Chromium, o que lhe permite beneficiar das mesmas extensões que o navegador do Google. Tal como o Firefox, Microsoft Edge é também um guardião dos seus dados e protege-o dos localizadores da Internet.

Instalado por defeito em novos computadores com o sistema operativo Windows, é um sistema obrigatório para a maioria dos utilizadores da Internet. Mas para além do Windows, Edge também está disponível para Mac, iOS, Android, e Linux.

Pode ligar o Edge à sua conta Microsoft, o que lhe permite encontrar todos os seus dados em todos os dispositivos onde os utiliza, e pode mesmo transferir separadores de um dispositivo para outro. Note-se que os separadores em Edge não são geridos horizontalmente, mas verticalmente no lado esquerdo do ecrã, um sistema que parece atrair cada vez mais navegadores.

Brave Browser

Brave Browser

Brave Browser é um navegador que é um pouco diferente na nossa selecção. No entanto, é um dos navegadores mais protectores em termos de privacidade do utilizador, pelo que merece um pouco de diversão para o conhecer melhor.

Em termos de funcionamento, não há nada realmente excepcional : os separadores são geridos horizontalmente, pode guardar os favoritos, gerir as suas palavras-passe, etc. Com base no núcleo de cromo, pode, tal como o Edge, utilizar o catálogo de extensões e temas de visualização do Google Chrome.

O Brave Browser também bloqueará completamente tanto os localizadores de anúncios como os anúncios, sem a necessidade de instalar uma extensão. A partir do menu de definições, pode até gerir o grau de protecção que deseja, lembrando que alguns websites não são exibidos se desligar os anúncios (esta é a sua principal fonte de receitas). Se desejar, a Brave oferece um sistema especial onde pode ver anúncios para ganhar pontos que depois pode doar aos criadores de conteúdos da sua escolha.

Finalmente, o Brave Browser oferece um serviço chamado Brave Talk que lhe permite fazer videoconferências directamente a partir do seu navegador, gratuitamente para duas pessoas, ou com uma subscrição para grupos maiores.

Veja também