1. baixar
  2. Notícia
Como encontrar o seu caminho nas redes sociais ?

Como encontrar o seu caminho nas redes sociais ?

Redação do baixar

16 de novembro de 2021 às 14:12

As redes sociais são agora indispensáveis na nossa sociedade moderna. Inicialmente desenvolvidos para uso privado e pessoal, tornaram-se verdadeiras ferramentas de marketing para marcas e vitrinas profissionais para influenciadores.

Com o tempo, todos estes instrumentos evoluíram de uma simples troca de informação para uma revolução social, comunitária e de conversação acessível a todos de forma gratuita. Todos os dias, a comunicação digital é enriquecida com novas funcionalidades em termos de segurança, ferramentas promocionais ou acessórios mais divertidos. Mas como encontrar o seu caminho através da selva das redes sociais ? Quais são as vantagens das redes sociais mais utilizadas e quais são os instrumentos de distribuição que oferecem para seduzir cada vez mais utilizadores da Internet de todas as gerações.

Facebook

Facebook

Desenvolvido em 2004 por Mark Zuckerberg, o Facebook é uma das primeiras e mais populares redes sociais. Permite-lhe publicar vídeos, imagens, textos personalizados para indivíduos, publicações patrocinadas para páginas empresariais e, sobretudo, tem diversificado para reunir cada vez mais utilizadores.

Pode comunicar com os seus amigos do Facebook (via Facebook Messenger), jogar jogos com eles (via Facebook Gaming), partilhar outros conteúdos, criar grupos privados, organizar eventos, e trabalhar na sua rede para recomendações, bons negócios, bens para venda, doações e muito mais. É mesmo possível organizar colecções dos seus contactos para fazer uma boa acção para instituições de caridade, associações de protecção da natureza, animais, etc. E em breve, o Facebook criará um sistema de salas de chat : Lives Audio Rooms. Estas salas áudio virtuais estão abertas a todos, mas um número limitado de participantes pode realmente expressar-se.

Há várias formas de aceder ao Facebook. Pode ir directamente para o serviço online, descarregar uma das aplicações para Android e iOS, ou adoptar a aplicação dedicada para Windows 10 e Windows 11, acessível no Microsoft Store. Note-se que em todos os casos, a criação de uma conta é obrigatória.

Instagram

Instagram

Comprada em 2012 pelo Facebook, Instagram é uma rede social que se tem concentrado principalmente em imagens. Permite-lhe partilhar belas fotografias, por vezes um pouco retocadas, que realçam uma actividade, um destino de viagem, uma pessoa, uma celebridade, uma bela cena alimentar, a promoção de um novo álbum de música, etc. Os seus seguidores podem "gostar", comentar e partilhar o seu post.

Mas a fotografia é um campo um pouco estreito demais. Desde então, Instagram percorreu um longo caminho e oferece-lhe a possibilidade de comunicar com os seus seguidores ou as contas que segue, publicar vídeos, tornar as histórias (uma composição de fotos e vídeos visíveis durante 24 horas), fazer vídeos ao vivo, lançar uma sessão de chat em vídeo com várias pessoas, enviar mensagens efémeras, adicionar legendas e muitas outras.

Inicialmente apenas utilizável a partir do seu smartphone, Instagram permite agora que aos Instagramers publiquem a partir do seu computador, directamente da sua conta Instagram. Uma revolução para os profissionais que preferem a utilização do grande ecrã e se sentem mais confortáveis com um rato e um teclado.

Twitter

Twitter

Muito mais centrada na informação, Twitter é a rede social que parece estar em declínio, mas que ainda está em funcionamento. Testando novas funcionalidades, o Twitter permite-lhe publicar imagens, vídeos, artigos de imprensa ou de blog, escrever mensagens curtas, e agora comunicar. A interface do Twitter sofreu uma revisão completa, tornando-o mais moderno e mais ergonómico. As mais recentes actualizações tornam possível o estabelecimento de conversas com outros membros da comunidade e mesmo, com a nova funcionalidade Espaços (Spaces), criar salas de chat virtuais.

Claro que nem todas as novidades foram retidas, e não se deve esquecer que as Frotas (Fleets), uma espécie de história efémera, não foi validada pela comunidade. As últimas adições centram-se mais no assédio e no discurso do ódio, que pode ser acrescentado nos comentários. Pode inicialmente decidir se as suas mensagens podem ser comentadas ou optar por ocultar comentários desagradáveis. E se um utilizador realmente o incomoda, pode escondê-los sem que eles saibam. As suas mensagens já não aparecerão no seu News Feed.

Tal como no Facebook, é possível ligar-se ao Twitter através do serviço online, aplicações móveis para Android, iPhone e iPad, e uma aplicação dedicada para Windows 10 através da Microsoft Store.

TikTok

TikTok

O TikTok é um verdadeiro fenómeno social da China. Pode criar vídeos de 15 segundos a 5 minutos e partilhá-los com o resto da rede. Viciante graças ao seu formato divertido e curto, os utilizadores perdem a noção do tempo e deslocam-se durante horas de um conteúdo curto para outro.

Inicialmente popular entre os jovens adolescentes que podem facilmente criar vídeos humorísticos ou coreografados, TikTok transformou-se rapidamente numa zona não supervisionada onde tudo pode ser afixado. Felizmente, novos filtros nos comentários, mais moderação tanto nas imagens como no texto, e um sistema de mensagens desactivado para os menores de 17 anos são algumas das recentes medidas tomadas pela direcção da rede social para oferecer conteúdos mais apropriados ao público mais jovem.

TikTok está também disponível como uma aplicação móvel, uma aplicação dedicada para Windows 10 e um serviço online. Note-se, contudo, que o TikTok, como todas as redes sociais, é proibido para menores de 13 anos.

Veja também